Jaime Simão Sichman

Título: Projeto e Programação de Organizações de Agentes

Resumo: Nos últimos anos, os aspectos sociais e organizacionais da agência tornaram-se um tema de grande importância nas pesquisas em Sistemas Multiagentes (MultiAgent Systems, ou MAS). Aplicações recentes de MAS em Web Services, Grid Computing e Computação Ubíqua reforçam a necessidade de utilizar tais aspectos de modo a garantir alguma ordem social dentro destes sistemas. Um dos modos de garantir tal ordem social é através das chamadas organizações multiagente. Há dois tipos de organizações multiagente: ou a organização emerge da atividade de agentes individuais, ou é projetada para facilitar e guiar algum comportamento global específico. No último caso, os sistemas são caracterizados pela autonomia dos dos participantes individuais que, entretanto, devem estar aptos a atingir colaborativamente metas globais predeterminadas, dentro de um ambiente com restrições globais. Ainda se carece, porém, de uma visão abrangente de diversos conceitos, modelos e abordagens relativos às organizações multiagentes. Sobretudo, muitos designers têm dúvidas sobre como colocar em prática tais conceitos, i.e., como projetá-los e programá-los. Essa apresentação pretende oferecer algumas respostas possíveis para estas questões.

Biografia: Jaime Simão Sichman obteve seus títulos de Bacharel e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo. Foi um dos primeiros alunos a obter um Selo Europeu associado ao seu Doutorado em Engenharia de Computação, desenvolvido no Institut National Polytechnique de Grenoble (INPG), França, já que parte de seu trabalho de pesquisa foi realizado no Istituto di Psicologia del CNR, Roma, Itália. Realizou um breve período de Pós-Doutorado na University of Utrecht, Holanda. Seu principal interesse de pesquisa são os sistemas multiagentes, mais particularmente em temas como raciocínio social, organizacional, simulação baseada em agentes, reputação, confiança e interoperabilidade em sistemas baseados em agentes. Já orientou e co-orientou 14 alunos de Mestrado, 12 alunos de Doutorado e vários alunos de Iniciação Científica. Juntamente com diversos outros colegas, foi um dos criadores de duas sub-áreas de pesquisa em sistemas multi-agentes, denominadas respectivamente de Multi-Agent-Based Simulation (MABS) e de Coordination, Organization, Institutions and Norms in Agent Systems (COIN), que originaram uma série de workshops internacionais desde 1998. Publicou mais de 160 artigos em conferências e periódicos nacionais e internacionais. É membro do Comitê Editorial do Journal of Artificial Societies and Social Simulation (JASSS), Mediterranean Journal of Artificial Intelligence, Computación y Sistemas, Revista Iberoamericana de Inteligencia Artificial e Knowledge Engineering Review. Organizou vários workshops e conferências nacionais e internacionais; em particular, foi o Tutorial Chair do AAMAS 2007, um dos Program Co-Chairs do AAMAS 2009,, o General Chair do WCSS 2014 e o Local Orgazation Chair do AAMAS 2017. No Brasil, foi o General Chair do SBIA/IBERAMIA 2000, um dos Program Co-Chairs do SBIA/IBERAMIA 2006 e o Local Chair do WESAAC 2013. Foi membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) entre 2005 e 2009, além de ter sido coordenador da Comissão Especial em Inteligência Artificiial (CEIA) entre 2000 e 2002. Ocupou, entre 2010 e 2013,, a direção do Centro de Computação Eletrônica (CCE) da Universidade de São Paulo (USP). Foi indicado como Distinguished Speaker pela Association for Computing Machinery (ACM) em 2012. Atualmente é Professor Associado 3 do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS) da Escola Politécnica (EP) da Universidade de São Paulo (USP). O Professor Jaime Sichman é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Nível 2, na área de Ciência da Computação.

Edans Flávius de Oliveira Sandes

Título: Relatos sobre projetos de pesquisa da Graduação ao Doutorado: Experiências e Resultados

Resumo: Nesta palestra, falarei sobre minhas experiências pessoais e acadêmicas vividas durante os 15 anos em que fui aluno do CIC, incluindo Graduação, Mestrado, Doutorado Sanduíche no Exterior e o Doutorado. Durante esse tempo, precisei transformar o aprendizado em atitudes práticas de pesquisa, visando a busca de soluções para cada problema encontrado. Após vários anos de empenho, tivemos a grande honra em receber o prêmio Capes de Tese em Ciência da Computação. Mostrarei rapidamente alguns pontos da minha Tese e os fatores que, na minha opinião, me auxiliaram a obter sucesso na pesquisa. A Profª. Alba Melo também apresentará algumas de suas opiniões como orientadora. Tenho certeza que várias das situações enfrentadas são comuns a todos os alunos e professores do Programa e espero influenciar positivamente nos demais projetos de pesquisa do Departamento.

Biografia: Edans Flávius de Oliveira Sandes tornou-se Bacharel em Ciência da Computação em 2006 pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Informática em 2011 pela Universidade de Brasília (UnB) e Doutor em Informática em Setembro de 2015 pela Universidade de Brasília (UnB), com período de 3 meses de doutorado-sanduíche em 2013 na Universitat Politecnica de Catalunya (UPC), Espanha. Recebeu o prêmio nacional de melhor tese em Ciência da Computação no Prêmio Capes de Tese em 2016. É auditor do Tribunal de Contas da União desde 2008, onde atua na área de Análise de Dados. Seus tópicos de interesse incluem Biologia Computacional, Computação Paralela, GPGPU, Balanceamento de Carga, Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e Mineração de Texto.